Contabilidade consultiva: como ela pode salvar o meu negócio? – AgiliCONT

Contabilidade consultiva: como ela pode salvar o meu negócio?

Contabilidade consultiva: como ela pode salvar o meu negócio?

Um estudo publicado pelo Data Sebrae, em 2016, mostrou que a taxa de mortalidade das empresas brasileiras com até dois anos é de 40%. Analisando os resultados dessa pesquisa, é possível afirmar que com a ajuda da contabilidade consultiva, esse número poderia ser muito menor.

É verdade que o Brasil passa por um momento econômico delicado. Também é correto afirmar que muitos negócios foram transformados pela internet. Contudo, não podemos ignorar o fato de que muitos gestores não entendem o seu empreendimento.

Se você ficou curioso para entender mais sobre esse tema, basta ler este artigo até o final

A importância da contabilidade consultiva

Uma queixa comum dos empreendedores é a burocracia brasileira. Por isso, muitos entendem que o papel de um contador é apenas lidar com as obrigações tributárias.

Essa visão negativa faz com que os gestores ignorem que o trabalho do contador gera muita informação sobre a saúde financeira do seu empreendimento.

É sob esse olhar que entra o papel da contabilidade consultiva. Imagine que os processos contábeis sejam como exames médicos obrigatórios. Muitas pessoas realizam esses exames, entregam eles para os responsáveis, mas não entendem os resultados.

O profissional de contabilidade, que desenvolveu a capacidade de prestar consultoria, será como um médico que analisará essas informações, apontando caminhos para que a saúde do seu negócio esteja em dia.

Os resultados da falta da contabilidade consultiva

Ainda de acordo com o Data Sebrae, percebemos que as principais causas da mortalidade empresarial são:

  • inexistência de estratégia;
  • falta de negociação com fornecedores;
  • falta de planejamento financeiro;
  • desconhecimento sobre empreendedorismo;
  • falta de aperfeiçoamento de mão de obra;
  • produtos ou serviços obsoletos.

Todos esses problemas apresentam sinais que aparecem na contabilidade de uma empresa. O grande desafio é que os empreendedores estão acostumados a tomarem decisões olhando o mercado como um todo e se esquecendo dos seus processos internos.

Aplicando a contabilidade consultiva

É importante esclarecer que muitos contadores não realizarão essa consulta, já que estão acostumados a acreditarem que seu papel é o de resolver questões ligadas à burocracia.

Isso não significa que eles sejam profissionais ruins, já que é isso que o mercado tem exigido da contabilidade há muito tempo.

Por isso, se você quer aperfeiçoar o processo contábil do seu negócio, de modo que o seu contador consiga coletar e analisar corretamente os dados gerados pela empresa, é necessário buscar um prestador de serviço com experiência em atender essa demanda.

Analisar os dados gerados pelos processos contábeis é algo muito importante para evitar que o seu negócio entre para o grupo de empresas em dificuldade. Por esse motivo é importante contar com um escritório contábil como a Agilicont que te preste todo um suporte para não passar por problemas. 

A Agilicont é uma empresa de contabilidade do Grupo RBM.

O projeto foi idealizado pensando exclusivamente em nossos clientes e tendo em mente como seria revolucionária essa nova modalidade de contabilidade – ágil e descomplicada.

AGILICONT CONTABILIDADE ONLINE EIRELI
CNPJ: 21.280.320/0001-12
CRC: 2SP032697

atendimento@agilicont.com.br

FACEBOOK

Copyright 2018 AGILICONT | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Public Online

1
Olá!
Posso te ajudar?
Powered by