Um estudo publicado pelo Data Sebrae, em 2016, mostrou que a taxa de mortalidade das empresas brasileiras com até dois anos é de 40%. Analisando os resultados dessa pesquisa, é possível afirmar que com a ajuda da contabilidade consultiva, esse número poderia ser muito menor.
É verdade que o Brasil passa por um momento econômico delicado. Também é correto afirmar que muitos negócios foram transformados pela internet. Contudo, não podemos ignorar o fato de que muitos gestores não entendem o seu empreendimento.
Se você ficou curioso para entender mais sobre esse tema, basta ler este artigo até o final
A importância da contabilidade consultiva
Uma queixa comum dos empreendedores é a burocracia brasileira. Por isso, muitos entendem que o papel de um contador é apenas lidar com as obrigações tributárias.
Essa visão negativa faz com que os gestores ignorem que o trabalho do contador gera muita informação sobre a saúde financeira do seu empreendimento.
É sob esse olhar que entra o papel da contabilidade consultiva. Imagine que os processos contábeis sejam como exames médicos obrigatórios. Muitas pessoas realizam esses exames, entregam eles para os responsáveis, mas não entendem os resultados.
O profissional de contabilidade, que desenvolveu a capacidade de prestar consultoria, será como um médico que analisará essas informações, apontando caminhos para que a saúde do seu negócio esteja em dia.
Os resultados da falta da contabilidade consultiva
Ainda de acordo com o Data Sebrae, percebemos que as principais causas da mortalidade empresarial são:
- inexistência de estratégia;
- falta de negociação com fornecedores;
- falta de planejamento financeiro;
- desconhecimento sobre empreendedorismo;
- falta de aperfeiçoamento de mão de obra;
- produtos ou serviços obsoletos.
Todos esses problemas apresentam sinais que aparecem na contabilidade de uma empresa. O grande desafio é que os empreendedores estão acostumados a tomarem decisões olhando o mercado como um todo e se esquecendo dos seus processos internos.
Aplicando a contabilidade consultiva
É importante esclarecer que muitos contadores não realizarão essa consulta, já que estão acostumados a acreditarem que seu papel é o de resolver questões ligadas à burocracia.
Isso não significa que eles sejam profissionais ruins, já que é isso que o mercado tem exigido da contabilidade há muito tempo.
Por isso, se você quer aperfeiçoar o processo contábil do seu negócio, de modo que o seu contador consiga coletar e analisar corretamente os dados gerados pela empresa, é necessário buscar um prestador de serviço com experiência em atender essa demanda.
Analisar os dados gerados pelos processos contábeis é algo muito importante para evitar que o seu negócio entre para o grupo de empresas em dificuldade. Por esse motivo é importante contar com um escritório contábil como a Agilicont que te preste todo um suporte para não passar por problemas.