Entenda o que é informe de rendimento e saiba como solicitar – AgiliCONT

Entenda o que é informe de rendimento e saiba como solicitar

Entenda o que é informe de rendimento e saiba como solicitar

Não podemos negar que o imposto de renda é um dos terrores de muitos empreendedores, justamente pela quantidade de documentos necessários para estar em dia com o governo. Uma das coisas que você precisa é o informe de rendimento.

Isso é necessário para que você comprove todos seus ganhos para a Receita Federal, e sem ele não é possível concluir a declaração de renda. Mas você sabe por que ele é solicitado? Ou até mesmo onde consegui-lo? Nós te explicamos tudo isso, confira abaixo.

Para que o informe de rendimento é utilizado?

Esta é mais uma forma de o governo conseguir saber se você está ou não sonegando impostos, pois após recebê-lo o sistema vai cruzar as informações e comprovar tudo o que declarou. Como o próprio nome diz, nele estarão os dados referentes a tudo o que seus serviços, empreendimentos ou patrimônios renderam.

Locais como bancos, corretoras, contratantes de serviço, e outras elaboram esse documento e lhe encaminham sem você pedir. Mas mesmo que isso aconteça, é importante que você não deixe passar nada, para assim não ter problemas com o governo. Sempre consulte seu contador para saber como proceder e a quem deve procurar para não ter problemas.

Empregadores

Caso seus ganhos anuais tenham sido maiores que R$ 28.559,70, você precisa declarar renda para o governo. Como dissemos, há muitos documentos necessários para conseguir fazer a comprovação, um deles é o informe de rendimento. E você precisa pegar o seu em vários lugares, entre eles o local que você trabalha mensalmente ou presta serviço formalmente ou não.

A sua empresa deve entregar o documento contendo todos os rendimentos tributáveis (aqueles que sofrem imposto) como salários, os descontos referentes ao INSS e também os tributos da fonte, como por exemplo décimo terceiro salário.

Caso necessário, vai ter que ser de informado o valor do imposto de renda que foi pego pela empresa na qual você trabalha, além dos rendimentos isentos como venda de férias e demais contribuições que entram em sua folha de pagamento (plano de saúde ou planos de previdência oferecido como benefício).

E isso também vale para empreendedores, seja sócio ou dono de uma empresa. A mesma deve fornecer o informe de rendimentos para a pessoa que dali tira seu salário. O banco fica responsável por elaborar esse documento, então seja ágil para solicitar o quanto antes.

Vale lembrar que será necessário juntar todo o rendimento que você teve dentro de um ano, então se você prestou serviço ou foi desligado de uma empresa nesse período, peça para que ela te mande o documento que você possa completar sua declaração de renda. Pode ser que ele seja entregue por correio, mas na dúvida ligue no local e peça todas as informações.

Corretoras de investimento

Se você aplica seu dinheiro em gestoras ou corretoras de investimento ou em modalidades de renda fixa como Tesouro Direto ou outros fundos, provavelmente essa prestadora de serviço vai enviar para você o informe de investimentos (pode ser por e-mail ou até mesmo por correio) sem que você precise pedir.

Mas fique atento, pois dados relativos a investimentos de renda variável como ações, fundos imobiliários e ETFs (fundos de índices comercializados, como ações em bolsa de valores) não são obrigatórios de serem enviados, então a empresa pode acabar deixando isso passar.

Mas lembre-se que o recolhimento de todo o imposto que é referente a ativos de venda variável é uma responsabilidade do empresário, e deve ser feita até o último dia útil do mês seguinte à venda dos ativos.

O empresário deve ter um controle de quanto investiu, o que foi vendido, o seu lucro e também o prejuízo. Tenha em mente que os ativos de renda também devem ser declarados pelo chamado valor de aquisição até serem vendidos.

Há informações que não são entregues pelas corretoras, como dividendos, mas como esses valores são pagos pela corretora, é essa provedora de serviços que deve fornecer tudo isso, porque o investidor é acionista nesse lugar. Algumas enviam esses dados no anexo do informe de rendimentos, mas se eles não fornecem esse adendo referente a renda variável você pode solicitar essas notas e se livrar de um problema com o leão da Receita Federal.

Bancos

Outra instituição que precisa mandar o informe de rendimento são as instituições financeiras, que devem enviar para donos de conta-corrente e poupança todos os valores que foram depositados, bem como os rendimentos que a caderneta gerou.

Precisam também estar no documento de rendimentos: a quantidade de dinheiro recebido por seguro em caso de algum acontecimento. Títulos de capitalização, saldos e rendimentos de aplicações financeiras e fundos de investimento também precisam ser citados.

INSS

Apesar de ser ligado ao governo, também será preciso que o INSS também envie um informe de rendimentos para aposentados ou pessoas que foram afastadas do trabalho devido a algum acidente, e está recebendo dinheiro da seguridade social.

É possível imprimir esse documento no site da Previdência Social e para fazer isso só vai ser necessário ter o número do benefício e deve levar menos de 15 minutos para o processo ser concluído.

Informe de aluguéis de imóveis

Caso você seja dono de imóveis ou pague aluguel por isso, também deve colocar esses valores em sua declaração. Se o inquilino for considerado pessoa física e o contrato não for feito por uma imobiliária, será necessário comprovar os pagamentos através de depósitos bancários, ao invés do informe de rendimento.

Se a pessoa for jurídica, a mesma vai ser responsável por encaminhar o documento com todos os rendimentos para o proprietário, já que ele recolhe o imposto de renda. Existem casos em que a imobiliária possa estar administrando um local administrado por pessoa física, e quando isso acontecer essa instituição pode fornecer um histórico de todos os aluguéis, o que é diferente do informe de rendimento. Você pode solicitar também o DIMOB, documento que a imobiliária entrega ao Fisco.

 

Lembre-se sempre de pedir ajuda para uma empresa de contabilidade como a Agilicont, que vai te auxiliar no processo para não ter problemas com o governo.

 

O que acha do informe de rendimento? Qual sua maior dificuldade ao fazer a declaração de imposto de renda? Diga pra gente nos comentários!

A Agilicont é uma empresa de contabilidade do Grupo RBM.

O projeto foi idealizado pensando exclusivamente em nossos clientes e tendo em mente como seria revolucionária essa nova modalidade de contabilidade – ágil e descomplicada.

AGILICONT CONTABILIDADE ONLINE EIRELI
CNPJ: 21.280.320/0001-12
CRC: 2SP032697

atendimento@agilicont.com.br

FACEBOOK

Copyright 2018 AGILICONT | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Public Online

1
Olá!
Posso te ajudar?
Powered by